Hoje estou aqui para falar de um novo jogo que achei simplesmente fantástico!
Ele se chama "Caminho Estreito", e é o primeiro jogo cristão de RPG. Sim, você não leu errado. Sou daquelas que realmente achavam que jogos com temática cristã/bíblica eram algo que não tinha como ter graça para alguém com mais de, sei lá, 10 anos de idade. Até agora.
Se você associa RPGs a assassinatos bizarros e/ou práticas satanistas, leia o final desse posto onde falo um pouco sobre o que é RPG.
Voltando ao jogo, basicamente é uma alegoria da experiência de salvação e da luta do bem contra o mal. (Não vamos levar um jogo ao pé da letra né?) Você controla um personagem que está fugindo da Cidade da Condenação para o Reino da Bem-Aventuranças. Nesse meio do caminho, você tem missões como ajudar as pessoas e resolver charadas e labirintos, e precisa derrotar demônios e monstros como a "incredulidade" para continuar sua jornada. Perguntas bíblicas rendem mais alguns "galardões", a moeda do jogo, e o enredo é permeado de questões espirituais, à medida que alguns viajantes no caminho estão em busca da salvação, outros não.
Os gráficos são bem simples, você movimenta o personagem com o teclado através dos cenários, e interage pressionando enter. Há habilidades e ataques especiais que você desenvolve com a experiência, e vários items que servem para propósitos específicos. Em geral é preciso resolver uma parte para passar para a próxima. Quanto ao mais, jogue e verá.
E finalmente (muito importante), não encontrei nenhuma doutrina contrária à Bíblia. Isso obviamente considerando-se o caráter figurado do jogo.
Enfim, é isso aí! Gamers de plantão, divirtam-se! ;)
Baixe o jogo gratuitamente AQUI.
PS: O que são RPGs
RPG é uma sigla em inglês para "role-playing game", que em português significa "jogo de interpretação de personagens". Surgiu como uma espécie de jogo em que as pessoas se reuniam pessoalmente e criavam uma história de aventura, em que cada um interpretava um papel nela e as decisões influenciavam os acontecimentos. Em geral havia um livro que dizia como deveria ser o jogo e as etapas. Tá, nunca joguei, mas é o que dizem.
Porque é uma coisa mal-vista: Primeiramente, como quase todos os jogos, as "aventuras" significavam uma empreitada para matar todo mundo do outro time e/ou os monstros através de um monte de feitiçaria e rituais pagãos e/ou satanistas, além da clássica violência (haha). E para piorar, de vez em quando aparece algum idiota que mata alguém de verdade dizendo que não conseguiu separar a ficção da realidade.
Ok, daí desse jogo que era em grupo e pessoalmente, surgiram os RPGs eletrônicos e online. Basicamente esse termo passou a designar qualquer jogo em que você controla um personagem com um enredo, existem habilidades para desenvolver, e armas diferentes para usar. Assim você precisa decidir a melhor forma de atingir seus objetivos. Em jogos online é um mundo virtual com vários personagens (avatares) que podem interagir.
Porque continua sendo uma coisa mal-vista: Basicamente, os problemas com as "aventuras" persistem. Mas pelo menos não motivou nenhum assassinato.
Porque "Caminho Estreito" é melhor e diferente que os outros: Porque pelo menos você é o personagem bom e está lutando contra o mal. Para quem quiser ser mais detalhista, sim, ainda existem poções para restaurar a vida e os poderes. E habilidades especiais como cair um raio na cabeça dos inimigos. Talvez você considere isso como uma certa apologia à feitiçaria também. Mas é menos, bem menos que a maioria dos outros jogos. Cada um faz o que a sua consciência disser. =)