Esses dias estava pensando no que Deus espera de nós. Afinal, essa é a nossa missão de vida, não é mesmo? Viver pra servir a Deus, fazer Sua vontade. E aí me lembrei de um dos meus personagens bíblicos prediletos: Daniel. Um exemplo de vida para todos nós. Alguém que venceu, que brilhou por Cristo, que fez a diferença em seu tempo, sem nunca perder o foco nas coisas celestiais (pelo menos é o que conta a Bíblia). Quem não gostaria de ser como ele?
A vida não foi fácil para Daniel e seus amigos. Já pensou seu país destruído, e você levado à força pra um lugar desconhecido? Talvez sua família morta? Com certeza bastante traumático. Ao mesmo tempo, ao chegarem em Babilônia, foram tentados com as iguarias do Palácio, com o orgulho, ostentação e corrupção. Mas estavam firmes em seu Deus. Tinham aprendido a amá-lo mais que qualquer outra coisa. E Deus os abençoou grandemente! Com seus hábitos saudáveis , sua perseverança em aprender e seu caráter incorruptível, Daniel e seus amigos tornaram-se administradores de alto nível, com posições de liderança no reino babilônico. Mostraram a luz divina num país dominado pela idolatria e pecado.
Daniel foi um excelente líder em sua época. Nabucodonosor morreu, seu filho ocupou seu lugar, e mais tarde o império babilônico foi tomado. Dario assumiu o lugar de mais poderoso do mundo. E depois veio o reinado de Ciro. Durante todo esse tempo, Daniel estava lá! Quatro reinos nos quais ele foi um importante administrador. Enquanto todos à sua volta se corrompiam na busca pelo poder, Daniel estava firme em Deus. Nada foi capaz de alterar seu caráter. Humildemente confiava em Deus. Não procurava para si a glória mundana, apenas procurava uma vida obediente, íntegra e correta. Que testemunho! Sem se aproveitar de ninguém, sem desonestidade alguma, alcançou muito mais sucesso que seus colegas egoístas e idólatras.
E não há como não pensar em Daniel como aquele que foi jogado na cova dos leões por temer a Deus. Sem dúvida isso foi uma tremenda prova de sua fé. Ele tinha várias razões para se esconder, por que não orar escondido em sua casa? Mas o seu amor por Deus era tão grande que não tentou fingir que se curvava à ordem do rei. Não escondeu que adorava somente ao Deus criador. Mostrou a todos que não adoraria a qualquer ser humano, nem mesmo o rei da nação mais poderosa do mundo. Fez isso sabendo que provavelmente perderia não apenas seu cargo, mas também a própria vida. Que fé e que coragem! Se tivéssemos uma parte dessa fé viva e confiante, uma parte dessa certeza da vida eterna que define todas as prioridades, acho que o mundo já estaria pronto para a volta de Jesus. Me sinto muitas vezes culpada ao pensar que por coisas muito menores renuncio à minha fé. Ainda bem que temos a misericórdia divina.
Não deveríamos pensar que Deus quer de nós mediocridade! O exemplo de Daniel nos mostra que ser alguém de sucesso é plano de Deus para nós. Deus quer que confiemos em seu poder. Ele é Deus de grandes coisas, não de fracassos. Não pense que você é um fracassado, afinal, foi por você que Cristo morreu! Será que isso não é razão suficiente pra que busquemos ser o melhor que pudermos? Acredito que sim. “Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Eclesiastes 9:10). Determinação, coragem e eficiência são atributos de um caráter transformado pelo poder de Deus. Ele espera que usemos os dons e habilidades recebidos para sua honra e glória, representando a plenitude do viver com Deus àqueles que não o conhecem. Acima de tudo, devemos usar esses dons para levar o evangelho a todo o mundo!
2 comentários:
Profundo.... verdadeiro... inspirador...
Profundo.... verdadeiro... inspirador...
Postar um comentário