Um pouco de tudo e algo mais sobre nada...

terça-feira, 28 de julho de 2009

Diário de Viagem (3)

Segundo dia de viagem: Caverna Santana

Foi quando começamos a exploração das cavernas, que é a razão principal de termos ido ao PETAR. A Caverna é a principal caverna onde podemos ver os espeleotemas, aquelas formações rochosas que temos dentro das cavernas (veja na Wikipédia). Enquanto íamos andando, o monitor ia explicando o que eram e como se formavam cada um deles. A água que existe na caverna (normalmente as cavernas têm dentro delas rios) é muito rica em minerais, principalmente cálcio, que vem das rochas calcárias que existem ali. O ácido carbônico dissolve esse cálcio, que fica na água. As estalactites, aquelas pontas que saem do teto, são formadas quando do teto pinga água muito lentamente. Enquanto a gota está para cair, os minerais se cristalizam e vão formando a estalactite. Quando a gota cai, os minerais continuam a se cristalizar, formando as estalagmites, as pontas que saem do chão. E nesse processo formam-se coisas lindas e curiosas. Algumas se parecem com figuras conhecidas e as pessoas as apelidam de acordo com o que parecem (é quase como brincar de encontrar figuras nas nuvens!). Bem, obviamente não fiz uma explicação muito científica sobre isso... É claro que ver cada uma dessas formações é muito mais interessante que falar sobre elas, né. Temos que entrar na caverna com capacetes com aquela luzinha na cabeça, pra podermos enxergar lá dentro. E o capacete, que eu achava incômodo no começo, mostrou-se incrivelmente útil quando bati a cabeça sem querer nas rochas, e não foi uma vez só. Então, nunca diga "que coisa inútil, esse capacete"! Outra coisa que você não deve fazer perto de um espeleólogo (quem explora cavernas) ou de um geólogo é dizer algo do tipo "olha só aquela enorme pedra!", porque pedrassão coisas que não existem, segundo eles. O que existe são rochas. Quem sou eu pra discutir... enfim, o passeio é realmente muito legal, dá pra ver coisas que você nem imagina que existiam, e a caverna está bem preservada, você não pode tocar nos espeleotemas nem nada. Muito legal essa preocupação que eles têm com a natureza. Incrível! Precisa dizer mais? Algumas fotos:



Share:

1 comentários:

Anônimo disse...

Nossa... só de ver vc contando, as fotos... já deu vontade de voltar pra lá... show de bola!!!

Hashtags

Olá! Seja bem-vindo ao meu blog!! Aqui você vai encontrar composições minhas, reflexões, coisas interessantes/engraçadas, etc. Volte sempre! :)

Quem sou eu

Minha foto
Idade:23 Moro em: Hortolândia Profissão: Engenheira Civil Coisas que mais amo: Deus, Família, Amigos, Música, Matemática, Aventura, Viajar, Fotografia, Desenho, Filmes, Internet, Escrever, Conversar, Rir, Comer... entre outras coisas =D

Blogger templates