Tenho notado que as pessoas mais felizes, mais realizadas e mais interessantes não costumam ser aquelas que tiveram menos problemas. Pelo contrário, quem passou e passa por dificuldades frequentes parece ter mais força e mais ânimo. Por que isso acontece, é algo que me intriga já a bastante tempo. Bem, pensando sobre isso cheguei a duas teorias, as quais se complementam. Não que eu seja qualquer expert no assunto, vou dizer só o que penso e observo na minha (breve) vida. Essas duas teorias são, na verdade, uma de cunho psicológico e outra de cunho espiritual. E nenhuma das duas me diz que o fator decisivo é o sofrimento, e sim, como se lida com ele. É a atitude que faz toda a diferença.
Veja a primeira delas: uma análise psicológica. Ninguém precisa ser psicólogo pra perceber que uma das coisas mais irritantes da vida são crianças mimadas. Daquelas que têm tudo: uma família, bastante dinheiro, beleza física, inteligência. Alguém que deveria crescer e se tornar uma pessoa bem-sucedida e feliz. Mas não: essas crianças, além de serem insuportáveis (por agirem como se fossem o centro e a razão de existência de todo o Universo) muitas vezes crescem e tornam-se adolescentes e adultos depressivos, violentos ou obcecados por perfeição.
Não, não estou falando que é ruim ter dinheiro ou alguma outra vantagem, e sim que é péssimo para alguém ter todos os seus desejos satisfeitos sem esforço. Eu quero algo, eu tenho. Não preciso fazer nada para merecer isto. Sim, decepções fazem parte da vida. Perder faz parte da vida. Superar problemas e erros faz parte da vida. Frustrado é quem não aprende a lidar com seus medos, fracassos e tristezas. Eu posso afirmar: todo mundo sofre, e enquanto você não desenvolver força de vontade e integridade suficientes para lidar com isso, será abalado por cada golpe, por menor que seja.
Um grande problema pode causar duas reações diferentes: 1ª, destruir sua vida, torná-lo infeliz e depressivo, e fazê-lo descontar essa frustração em outras coisas - ou pessoas. 2ª, te dar a oportunidade de crescer, de superar-se, e de sair melhor, mais feliz e mais completo. E tem mais: se tudo está perfeitamente normal em sua vida, falta algo. Falta um desafio maior. Falta você dar mais de si, se envolver em algo que exija o máximo de sua capacidade. Não seja medíocre. E falo bem mais de relacionamentos e de coisas em favor dos outros que de profissão e dinheiro.
Bem, quero fazer também uma análise espiritual, e esta é: Confie em Deus. Não é fácil. Isso não é achar argumentos pra dizer que a vontade de Deus é aquilo que você está querendo no momento. E não é se acomodar pensando que se você tem Deus, pode ficar tranquilo e ocioso. Não, é maior. É pedir a Deus que mostre a sua vontade. Talvez você receba uma manifestação clara, talvez seja apenas questão de ler a Bíblia e ver o que Deus já disse. Mas de qualquer forma, é preciso se desapegar do eu. Deixar de lado o egoísmo, para entender que talvez aquela promoção, aquele(a) namorado(a), aquela vitória, não sejam merecidos. Ou como muitas vezes ocorre, aquilo nem é o melhor para você.
Aqui vai o paralelo: Aquelas pessoas que passaram por dificuldades e venceram, são aquelas que aprenderam a confiar no Senhor, aceitar seus erros e viver em constante aperfeiçoamento. Esse é o tipo de vitória que conduz à verdadeira felicidade. Porque sim, é possível ter problemas e vencê-los, sem Deus. E no final, quando aquilo estiver resolvido, restará uma sensação de vitória, mas não de felicidade. Restará um novo problema ou o tédio. Pelo contrário, Deus nos oferece a paz - a paz completa e perfeita, resultado de comunhão e dependência completa dEle.
E agora vem a parte mais interessante: Você não precisa que algo dê muito errado em sua vida para desenvolver força, garra e otimismo. Pelo contrário: Se a paz vem de depender de Deus, feliz é aquele que consegue abrir mão de sua própria vida e deixar Deus guiá-la antes que o mundo desabe em suas costas. Se você fez escolhas erradas e pensa ter arruinado sua vida, Jesus tem a solução. Se não teve escolha e passou por muitas dificuldades, Jesus é a força para vencê-las. Se você tem a bênção de estar tranquilo, agradeça a Deus - e apegue-se a Jesus. Do contrário, tudo será em vão. Descanse nesse Deus.